CONTEXTO:
O Enoturismo, pode também designar-se de turismo vínico.
Designa-se como todas as atividades turísticas ou de lazer em que o vinho é o tema principal, em contexto de adega, vinhas, caves ou outro os espaços que embebam o contexto.
Acontece como atividade turística e complementar à produção de vinho, mas também como percursor e potenciador à própria atividade de comercialização de vinho, facilitando o acesso aos mesmos e proporcionando experiências de marca e experimentação do produto diretamente do produtor ao consumidor.
Resulta na ligação afetiva do consumidor ao vinho, ao seu território e paisagem de origem, potenciando a “transformação” do consumidor em embaixador, contribuindo para a captação de novos segmentos de consumidores. Significa vivenciar experiências, criar emoções e memórias distintas, favorecendo uma estratégia de diferenciação e fidelização e permitindo gerar e reter valor acrescentado para a região e para o próprio vinho enquanto marca.
O Enoturismo é uma das atividades turísticas mais completas e que agrega património, paisagem, natureza, cultura, vinho e gastronomia. Uma atividade ainda subestimada em Portugal mas com um enorme potencial de crescimento.
É neste contexto que se desenvolve a abordagem da winexperiences.pt, uma plataforma de idealização, construção, dinamização e comercialização de experiências vínicas em Portugal. Desde a oferta de vinhos com uma experiência alargada a que o consumidor terá acesso e poderá usufruir em casa, a visitas aos parceiros, a tours completos a partir de meio dia, em uma ou mais regiões vitivinícolas, a experiências singulares que poderão ser usufruídas em espaços temporais próprios, com amigos ou colegas de trabalho, a eventos únicos em que o vinho é o tema principal.
PRINCÍPIOS:
A abordagem da winexperiences.pt tem como princípio diferenciador e orientador a de proporcionar ao cliente uma experiência completa desde o momento da consulta, reserva, compra e fruir da mesma.
As nossas experiências serão acompanhadas por wine educators especializados em vinhos garantindo o envolvimento desejado e a excelência do serviço prestado.
Os produtos comercializados serão desenvolvidos em conjunto com os produtores, adaptando a oferta já existente a uma filosofia Wine Experiences – Experiências Vínicas, para que assim possamos ter uma oferta diferenciadora.
Os parceiros terão que reunir os requisitos necessários para a promoção das experiências nos seus espaços, facultando um serviço de consultadoria para a otimização e potenciação dos mesmos.
Promovendo a adaptação da oferta vitivinícola ao desenvolvimento enoturístico e às necessidades e exigências do target, nas direntes áreas: acesso, acolhimento, ambiente, instrumentos, estruturas, serviços, recursos humanos, sessões de degustação, packaging e produtos.
A Wine Experiences procurará outros parceiros na envolvente dos respetivos produtores de forma a alargar a oferta no que concerne nomedamente ao transporte, gastronomia e alojamento, bem como experiências análogas e uma mais valia para elevar a experiência original (exemplo: olicultura, apicultura, etc.)

WINE EXPERIENCES BLOG



- 1
- 2
Bruno Gomes
16/03/2021
23:14
0 comments