Wine Experiences | Discovering Portugal by wine tourism

WINES

Wine Experiences | Discovering Portugal by wine tourism

TASTINGS

Wine Experiences | Discovering Portugal by wine tourism

EXPERIENCES

Wine Experiences | Discovering Portugal by wine tourism

TOURS

Wine Experiences | Discovering Portugal by wine tourism

EVENTOS

O enoturismo em Portugal

O enoturismo em Portugal é uma das atividades turísticas mais completas e que agrega património, paisagem, natureza, cultura, vinho e gastronomia.

O Enoturismo, pode também designar-se de turismo vínico, que se carateriza como todas as atividades turísticas ou de lazer em que o vinho é o tema principal, em contexto de adega, vinhas, caves ou outro os espaços análogos. Acontece como atividade turística e complementar à produção de vinho, mas também como percursor e potenciador à própria atividade de comercialização de vinho, facilitando o acesso aos mesmos e proporcionando experiências de marca e experimentação do produto diretamente do produtor ao consumidor.

Resulta na ligação afetiva do consumidor ao vinho, ao seu território e paisagem de origem, potenciando a “transformação” do consumidor em embaixador, contribuindo para a captação de novos segmentos de consumidores. Significa vivenciar experiências, criar emoções e memórias distintas, favorecendo uma estratégia de diferenciação e fidelização e permitindo gerar e reter valor acrescentado para a região e para o próprio vinho enquanto marca.

Serve principalmente os objetivos de marketing, de criação e valorização da marca, em 1996 Philip Kotler escrevia assim: “A chave para se gerar um grande nível de fidelidade é entregar um alto valor para o cliente”, este valor é entendido não apenas o monetário, ou o benefício gastronómico, mas também todos os benefícios que o envolvem, nomeadamente de pertença, status e emocional.

Entenda-se que nesta era digital, perceber os conceitos de awareness e engagement é fundamental para a potenciação das atividades enoturísticas, para aumentar a consciencialização e interação da marca com os seus seguidores e clientes, isto é, o enoturismo tem como fundamento a extensão da tangibilidade do produto proporcionando uma vivência de uma experiência intangível na adega, na vinha, na casa do próprio produtor ou outras que potenciem a experiência one-to-one. Neste ponto encaro o enoturismo como um dos principais agregadores de valor para o vinho e o principal gerador de conteúdos, fundamentais numa estratégia de comunicação digital.

Existem alguns casos em que o enoturismo existe como produto turístico só por si, mantendo o foco na temática do vinho, em Portugal encontramos alguns exemplos nomeadamente o The Yeatman, o World of Wine, em Espanha a abordagem não é assim tão diferente mas algumas das mais impactantes adegas são na sua génese são gigantes produtores de vinho, sobre isso escreverei num próximo artigo.

Finalizando, deixo uma reflexão pessoal que reflete o potencial desta atividade, o enoturismo é uma das atividades turísticas mais completas e que agrega património, paisagem, natureza, cultura, vinho e gastronomia. Uma atividade ainda subestimada em Portugal mas com um enorme potencial de crescimento.

Artigo originalmente publicado na página de linkedin do autor no dia 16 de Fevereiro de 2021.

Wine Experiences | Discovering Portugal by Wine Tourism
O enoturismo em Portugal
O enoturismo em Portugal é uma das atividades turísticas mais completas e que agrega património, paisagem, natureza, cultura, vinho e