Wine Experiences | Discovering Portugal by wine tourism

WINES

Wine Experiences | Discovering Portugal by wine tourism

TASTINGS

Wine Experiences | Discovering Portugal by wine tourism

EXPERIENCES

Wine Experiences | Discovering Portugal by wine tourism

TOURS

Wine Experiences | Discovering Portugal by wine tourism

EVENTOS

À borda de água

É impossível ficar indiferente ao que nos rodeia, aos corpos celestes que nos fazem sentir uma minusculidade nesta imensidão de infinito que é o universo. Ainda sou do tempo que o Rui Veloso cantava que não havia estrelas no céu, mas a verdade é que elas – as estrelas – estão mesmo por lá e se encontrarmos o local certo são visíveis a olho nu e simplesmente hipnotizantes.

Hoje vim até à Reserva Dark Sky do Alqueva, já era uma visita agendada a algum tempo e em semana de desconfinamento aproveitei para vir ver as estrelas. O Alqueva foi considerado o primeiro local do mundo certificado como Destino Turístico Starlight pela Fundação Starlight, apoiada pela UNESCO e pela Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas. Um maravilhoso teto estrelado alentejano, o que quer dizer que em Reguengos de Monsaraz estão reunidas as condições para a observação de estrelas a olho nu. Para avaliar em primeira mão, vim até cá para buscar inspiração e aspiração galática. Infelizmente o céu estava enublado, de qualquer forma e como estamos em tempo de olhar mais além, resolvi partilhar este artigo, imaginando as estrelas que sarapintam este céu estrelado.

Estamos em fase de lua nova e o céu está particularmente “dark”, mas pelas condições já referidas, a foto que ilustra o artigo de hoje teve que ser retirada de outros dias, retornarei em breve para atualizar a foto. A lua é o astro maior da noite e são conhecidas as influências da lua sobre as marés, sobre as pessoas e sobre as plantas, por isso na ausência de estrelas para observar, decidi deixar algumas dicas sobre a influência da lua na sua horta com inspiração do Alqueva e por isso à borda de água, metaforicamente falando e com clara menção à histórica publicação.

Lua Nova
A lua apresenta uma gravidade significativa, o que faz com a água se concentre mais facilmente no solo. Por essa razão, as sementes aumentam de volume, incham e tendem a emergir/romper mais facilmente, dizem no entanto os entendidos, que nesta fase lunar a seiva das plantas concentra-se maioritariamente no caule. Por essa razão, não é o momento mais aconselhado para semear ou plantar.

As culturas instaladas nesta fase da lua são mais frágeis e mais susceptíveis a pragas. Embora tenham um bom desenvolvimento vegetativo irão ter produtividades reduzidas.

Quarto crescente
Nesta fase da lua a sua força gravitacional é inferior mas o luar por ela emitido é mais intenso. Por essa razão, esta fase da lua é muito importante, pois permite o crescimento foliar mais vigoroso. Regra geral, nesta fase da lua é um dos melhores momentos para semear, especialmente 2 a 3 dias antes de ocorrer a lua cheia.

Lua Cheia
Esta fase lunar é caracterizada por a seiva das plantas se encontrar em maior quantidade nas plantas, principalmente nos seus rebentos e folhas. Esta fase é um dos melhores momentos para fazer a colheita dos frutos e hortícolas pois dizem que serão mais suculentos e saborosos. Não deve plantar ou semear nesta fase lunar.

Quarto minguante
Após o pico da lua cheia que tem o efeito máximo sobre a copa das plantas, verifica-se que a lua começa a diminuir de tamanho e a energia encontra-se mais concentrada nas raízes. No quarto minguante é desaconselhado plantar ou semear alguma cultura. Pode aproveitar esta fase para corrigir alguns problemas das suas plantações tais como combater pragas e doenças das plantas, eliminar plantas infestantes, ou preparar o solo para novas sementeiras ou plantações.

Estas recomendações têm como base conhecimentos empíricos e de pouca base científica e não serei responsável por qualquer recomendação que não resulte, mas já diziam os antigos: “Quando a Lua minguar, nada hás-de semear”.

Para terminar, fica prometido uma “revisita” a Monsaraz e aos diversos produtores de vinho da zona (ainda ficaram alguns por visitar), quem sabe uma experiência de vinhos do alqueva e observação de estrelas, que foi um dos outros motivos que me trouxeram por cá.

Wine Experiences | Discovering Portugal by Wine Tourism
O enoturismo em Portugal
O enoturismo em Portugal é uma das atividades turísticas mais completas e que agrega património, paisagem, natureza, cultura, vinho e